quinta-feira, 13 de julho de 2017

Lixo extraordinário ( Wanderson)

Lixo extraordinário - síntese e aplicações no dia a dia


    O Documentário Lixo Extraordinário mostra a iniciativa do artista plástico Vik Muniz transformando algo que pareça sem utilidade em arte. Os objetos utilizados são materiais recicláveis retirados de Jardim Gramacho (o maior aterro sanitário de Janeiro) com a ajuda de alguns catadores que também ajudaram na criação artística. Á medida que Vik vai se aproximando dos catadores, ele vai tirando fotos, de ângulos e perfis diferentes. No decorrer da criação, a realidade de cada um é retratada: alguns foram abandonados, perderam pessoas próximas ou mesmo, o que era mais comum, lutavam para ter o seu sustento.
                       
                               

Com o término dos objetos artísticos (que tiveram duração de mais ou menos 2 anos), Vik e seu ajudante começaram à se preparar para leiloar tais criações. Tião (representado na foto ao lado), Líder da Associação dos catadores de Gramacho, foi escolhido para ser o representante do grupo que formaram as obras em uma viagem para Londres, local do leilão.
    A venda obteve êxito e Vik, emocionado e agradecido, doou o dinheiro e a cópia das peças para seus respectivos modelos; Tião, Isis, Magna, "Zumbi", " Irmã" e etc. Depois disso, muitos decidiram investir em seus próprios negócios, voltaram à estudar e à reinvidicar seus direitos.
    Como vimos, reciclar muitas vezes não requer muito esforço e nem muito tempo.Ou seja, aquilo que achamos descartável pode exercer novas atividades, como por exemplo; a garrafa/latinha de refrigerante.
Muito consumido no mundo, o refrigerante, muitas vezes é indispensável na vida cotidiana, presente em casamentos, aniversários, festas, cerimônias e etc. O ideal, para nós é o líquido, mas o recipiente é descartado. Tal ação de descarte é prejudicial, visto que o plástico (muitas vezes esta é a matéria-prima destes recipientes) levam muito tempo para sua decomposição. Pensando nisso, muitas famílias reutilizam as garrafas pet de todos os tipos para armazenar sucos, água e usado também como pequenos vasos em hortas caseiras.
    Hoje em dia, muitas escolas, faculdades e outros centros de ensino jogam muitos papéis no lixo, sendo enviados, ás vezes, às unidades de reciclagem. O problema é que, o papel reciclado demora para voltar ao mercado, e enquanto isso, os colégios utilizam do papel natural, que não foi reciclado.
    Para resolver este problema pode-se obter papel também da Reciclagem Caseira;

1° Passo: Separa o papel (jogado no lixo), recorte em pequenos pedaços e coloque num recipiente com água. Deixe assim durante um dia completo.
2° Passo: Logo depois, pegue este papel molhado e bata no liquidificador ou mexa bastante até dissolver e virar uma espécie de massa.
3° Passo: Coloque essa massa espalhada (no formato fino) numa espécie de rede fina e cubra com um peso que terá a função de prensar.
4° Passo: Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferência em ambiente seco ou exposto ao sol.
    Depois de um tempo veremos o resultado desta pequena ação de grande valor; o grande número de árvores poupadas do corte, também haverá um impacto econômico nas escolas, e etc. Como aconteceu com a vida das pessoas de Jardim Gramacho. Durante as gravações, tais pessoas começaram à se enxergar como seres humanos, pois pensavam (o que, na maioria das vezes era verdade) que estavam esquecidos pela sociedade. Mas, ganharam reconhecimento pelo trabalho coletivo e muito mais com a renda obtida do Leilão. Fundaram centros de ensino para ajudar os catadores; uma biblioteca foi inaugurada com 15 computadores, uma das ajudantes começou à trabalhar em uma farmácia e outra abriu um pequeno negócio, outros voltaram à estudar, concluindo cursos e obtendo empregos.
    Podemos destacar pontos, positivos e negativos, no trabalho de Vik Muniz;
Ponto positivo: o processo (feito em coletividade) e seu resultado, que melhorou a vida daquelas pessoas.
Ponto negativo: exposição à uma possível contaminação de doenças, visto que existiam muitos problemas de saneamento no local.
    O Documentário traz também um produto da reciclagem dos materiais, de forma indireta. Os materiais utilizados na construção das obras foram reutilizadas para produzir um efeito belíssimo do auto retrato de Vik.
Portanto, é possível transformar algo sem muito  valor no que pode fazer a diferença no futuro!

 Auto retrato - Vik Muniz 


Autor do texto; Wanderson Galeno Silva
                           2° ano - Edificações


4 comentários:

SAIBA COMO ATIVAR TODOS OS NÚCLEOS DO SEU COMPUTADOR OU NOTEBOOK  VOCÊ SABIA QUE TODOS OS COMPUTADOR E NOTEBOOKS VÊM DE FABRICA COM APENA...