quinta-feira, 15 de junho de 2017

A Liberdade Guiando o Povo

                                           
" Abordei um tema moderno: as barricadas. E, se não lutei pelo meu país, pelo menos terei pintado por ele! "        -  Delacroix

       A composição A Liberdade Guiando o Povo, cujo autor é Éugene Delacroix, é uma das mais famosas obras da revolução de Julho, ocorrida em 1830, em Paris. O objetivo do autor era retratar o acontecimento histórico e mostrar para as outras nações a maneira que a França tem de superar eventos marcantes em sua história.

Narrativa da Obra;

     Á direita, no primeiro plano aparecem dois soldados, mortos que dominam esta parte da imagem. O levante não levou apenas trabalhadores e burgueses, levou também crianças, jovens e mulheres, mendigos e criminosos, lutando contra a Monarquia dos Bourbon.
    Mais acima, na esquerda um operário com a camisa aberta segurando uma arma (representando a classe trabalhadora), um burguês vestido com casaco, usando chapéu e gravata borboleta é o portador de um rifle de caça e um jovem que observava os mortos à sua frente, também de arma em punho.
    A França e a Liberdade são representados pelo que seria a figura de uma deusa da antiguidade, a mulher, sendo o um dos personagens principais da imagem, ela convoca para que o povo à acompanhe. Com um passo largo e decidido ela ergue a bandeira, segurando um rifle, pronta para lutar pela liberdade da pátria.
    À frente da mulher está um menino, carregando duas pistolas, com o objetivo de representar a juventude francesa. O trabalhador ajoelhado aos pés da liberdade, vem com as cores da bandeira, demonstrando a destreza de Delacroix em relação ao "jogo das cores".
    A Liberdade guiando o povo está localizada, atualmente, no Museu do Louvre, em Paris, junto à mais de 40 obras no Salão Parisiense que tinha por tema "Os dias de Glória". Tal composição foi muito aclamada pelo público e pela crítica, levando Delacroix a ganhar a Cruz da Legião de Honra.

Pontos curiosos;
    A obra pode ter inspirado o escritor romântico Victor Hugo, autor de Os Miseráveis de, de 1862, na composição do romance.

Ficha Técnica;
Ano: 1830
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 260x325 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris.


Fonte: virusdaarte.net/delacroix-a-liberdade-guiando-o-povo/
acessado dia 03/06/2017 às 16:35 horas


Wanderson Galeno Silva - 2° ano de Edificações


Um comentário:

  1. Essa tela representa um ideal de libertação e luta pelos direitos! Boa reflexão!

    ResponderExcluir

SAIBA COMO ATIVAR TODOS OS NÚCLEOS DO SEU COMPUTADOR OU NOTEBOOK  VOCÊ SABIA QUE TODOS OS COMPUTADOR E NOTEBOOKS VÊM DE FABRICA COM APENA...