
Artista: Eugène Delacroix
Dimensões: 4,19 m x 3,54 m
Mídia: Tinta a óleo
Período: Romantismo
Descrição da obra
Apesar da pintura relatar um fato que realmente ocorreu, o principal objetivo de Delacroix é mostrar consequências como injustiça e violência gerados pela guerra.
Na obra, as vítimas da barbaridade estão assombradas, paralisadas e aterrorizadas pelo impacto da guerra diante de suas vidas, apresentam também uma expressão de choque e sofrimento. Como se não bastasse, os “vencedores” não satisfeitos com a devastação que causaram, continuam a mostrar sua força, como é o caso da mulher arrastada por um turco em seu cavalo.
Uma das cenas mais tristes é a que mostra a mãe de uma criança morta, jogada ao chão, perto de uma senhora, enquanto o filho agarra seu seio com a mão tentando mamar. Uma cena baseada em testemunho real.
A obra mostra exatamente as consequências causadas pela guerra, a insensibilidade de algumas pessoas quanto ao sofrimento de outras e seus desejos desesperados pelo poder, que em todas as guerras e situações parecidas deixam uma quantidade absurda de vítimas, que muitas vezes nem sabem de fato o que está acontecendo, como é o caso da maioria das mulheres e crianças vítimas de quase todas as batalhas de antigamente.
Texto de Nivia Lavinha
2º ano de Edificações
Nenhum comentário:
Postar um comentário