
Obra: Paganini
Autor: Eugène Delacroix
Ano: 1831
Óleo sobre cartãoem painel de madeira, 44,8 x 30,2 cm
"É um homem vivo prestes a falecer e que irá entreter o público com as suas convulsões, como um lutador moribundo, ou um morto saído do túmulo, vampiro do violino, que, em vez da sangue do coração, extrai nos nossos bolsos o dinheiro armazenado?
De facto, era Paganini, o qual avistei rapidamente. Vestido com um casaco cinzento-escuro que chegava até aos pés, com o qual se erguia uma figura altíssima. O longo cabelo escuro caía em cachos desordenados, sobre os seus ombros e formava como que uma moldura escuro em volta do seu rostro pálido, cadavérico, no qual as preocupações, o génio e tormentos infernais tinham traçado sulcos inapagáveis."
Heinrich Heine, 1830
Contexto
Com o inicio da Revolução Francesa em 1789, logo encontrou seguidores na Itália. Em 1796, Napoleão Bonaparte invadiu o norte da Itália e expulsou os governantes austríacos. Temendo perder sua independência sob o domínio francês, algumas cidades italianas ainda tentaram oferecer resistência, mas elas não foram bem-sucedidas. Após a derrota de Napoleão em Waterloo, o Congresso de Viena, em 1815, repôs a maioria dos antigos soberanos austríacos no poder.
By: Mateus Rodrigues Aragão
Nenhum comentário:
Postar um comentário